A Vida por um Fio
- Caneta Peregrina null
- 22 de dez. de 2024
- 7 min de leitura
Atualizado: 4 de jan.
Eu gostaria de convidá-los a lembrarmos da história de uma mulher da BÃblia, cuja casa ficava num alto muro de pedra, todavia, aprouve ao Senhor, hospedar-se em sua casa e resgatá-la. Essa história encontra-se no livro de Josué, capÃtulo 2. A princÃpio, eu os convido a ler somente o finalzinho do versÃculo 21, do capÃtulo 2: "Ela atou o cordão de escarlate à janela".
Assim que Josué recebeu ânimo do Senhor e a ordem de tomar Jericó, ele providencia dois homens para espiar a terra secretamente. Os homens vão no muro da cidade, que era imenso, com casas, mercados, hospedarias, era lugar de passagens de viajantes, soldados, etc. Estrategicamente, era um lugar propÃcio para colher informações sobre a fortaleza ou a vulnerabilidade de Jericó. Em seguida, eles resolveram hospedar-se na casa de Raabe, uma meretriz, cananeia, de um povo idólatra. O rei de Jericó soube que os espias hospedavam-se lá e mandou o recado pra Raabe dizendo: "ponha esses homens pra fora porque vieram espionar a terra". Raabe os despistou: "sim, vieram mas, já foram, na direção do vau do Jordão. Tendo despistado os homens, Raabe subiu ao eirado para falar aos espias que estavam escondidos, antes que eles dormissem." E é aÃ, meus amados, que acontece a coisa mais poderosa nessa história. O fato mais poderoso acontecendo nessa história não é a travessia do rio Jordão, não é a queda das muralhas de Jericó através do toque das trombetas...todas essas coisas nos deixam boquiabertos, maravilhados? Sim! Que Deus Poderoso que faz essas coisas impossÃveis! Porém, o milagre mais extraordinário aqui é a derrubada das muralhas de um coração de pedra.
Se estivéssemos lá naquele momento, talvez pudéssemos ver Raabe se preparando, respirando fundo antes de bater na porta. A vida dela está por um fio. Ela disse a eles nos versos 9 a 11: "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saÃeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruÃstes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
As palavras de Raabe são uma Confissão de Fé! Vejam que Raabe soube das notÃcias do poder e da fúria do Deus poderoso. Porém, ela não correu dele, ela correu para Ele. Em um ato de fé, ela se lançou nos braços de quem poderia esmagá-la, mas que também poderia acolhê-la em misericórdia. O Senhor era a única esperança de Raabe. Como costumam dizer os pregadores: diante do Senhor, só há dois caminhos possÃveis: ou você se rebela, ou você se rende. Todos ouviram. Ela falou: "temos ouvido", no plural, porém, somente ela creu e se rendeu. Quem poderia imaginar que uma mulher cananeia, nascida e criada no meio da idolatria, vivendo no nÃvel mais baixo da perversão, pudesse ser alcançada e transformada!
Há um aspecto nessa história que não podemos ignorar: Raabe estava vivendo uma vida de pecado, porém, as notÃcias do que o Senhor estava fazendo chegavam até ela. Primeiro foi o Mar Vermelho e Raabe ficou abismada. Depois a morte de Seom, um rei dos amorreus, e Raabe ficou assustada. Depois a morte de Ogue, outro rei, e Raabe já não pôde mais suportar, e algo começou a acontecer em seu coração, seu coração já não era mais o mesmo. A palavra de Deus o estava martelando. Quando o sopro fraco do vento de sua destruição chegou na casa dela, ela já estava completamente rendida, desmaiada, desfalecida, como diz o texto bÃblico.
Nãopodemos esquecer desta função que nos foi confiada. Apregoar as boas notÃcias. É contar o que Deus fez no passado e o que Deus faz no presente. Espalhar pra quem quer que seja as maravilhas que o nosso Deus opera. Eu tenho certeza que Deus tem aberto mares Vermelhos em suas vidas, que Ele tem matado reis maus em seu dia a dia. Então porque estamos calados? Porque estamos quietos? Porque não contamos para todos o que Deus fez? Porque ninguém sabe daquela cura? Porque ninguém sabe daquela causa ganha? Daquele sonho realizado? Porque você não deixa ninguém ver tua felicidade? Porque nossa boca é fechada para anunciar a maior de todas as bênçãos que é a salvação?
Ele fez a flor amarela é para ser colirio dos olhos de quem aprecia e proclamar a glória Dele; Ele colocou aroma na flor para quem cheirá-la se delicie-se e proclame a glória de Deus. O canto do bem-te-vi, a lua cheia imponente no céu - que a gente gosta de fotografar-, provoca a pergunta: quem fez isto? E a resposta ressoará no coração: foi o senhor poderoso nos céus, o senhor criador do universo!
Da mesma forma, as bênçãos são para contar e proclamar a glória de Deus!
Devemos tocar as trombetas diante de Jericó porque as bênçãos que recebemos não é sobre nós, não é para anunciar o quão abençoados ou bem sucedidos ou especiais nós somos. As bênçãos que recebemos é sobre o Abençoador, sobre as Raabes que vão escutar. Tenhamos misericórdia do povo da nossa Jericó. A vida deles está por um fio. Toquemos as trombetas, anunciemos que o Senhor está chegando. Contemos nossas bênçãos, deixemos que as obras do Senhor sejam conhecidas, mostre tua felicidade e anuncie quem é o dono do teu sorriso!
Depois de da Confissão de Fé de Raabe, ela apela para a misericórdia do Deus de Israel, nos versÃculos 12 a 21: "Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia para convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,  De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.  Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho. E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a famÃlia de teu pai. Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela."
É impossÃvel não ver Cristo aqui. Lembremos do que aconteceu há um tempo atrás: lá em êxodo, na décima praga, quando o anjo da morte desceu para matar os primogênitos, o Senhor deu instruções para o povo preservar a vida. Cada famÃlia deveria imolar um Cordeiro, comê-lo juntos, apressadamente, e passar o sangue deste Cordeiro nos umbrais da porta, pois quando passasse o destruidor, quem estivesse dentro da casa com o sangue nos umbrais seria poupado. Ora, Raabe, de uma nação pagã, não conhecia ainda a necessidade do sacrifÃcio sangrento, mas ela foi obediente. "É melhor obedecer do que sacrificar", diz o salmista. Ela cumpriu o acordo e colocou o fio de escarlata na janela. Deus fez uma aliança com Raabe. E assim, a vida de Raabe e de todos os que estavam dentro da sua casa, foi salva por um fio. O sacrifÃcio que ela ofertou foi entregar-se a si mesma, colocando a própria vida em risco. Deus fez uma aliança com Raabe, e aliança era para ela e sua casa. Essa aliança foi estabelecida muito antes desse acordo com os espias. Raabe era uma escolhida. E não importava onde ela estivesse, não havia muro intransponÃvel para Deus, não havia fortaleza capaz de detê-Lo. Você faz parte da aliança, nossa casa faz parte da promessa. O livro de Josué, assim como essa história, fala sobre a fidelidade de Deus. Então, se você faz parte da aliança, você é um escolhido para fazer parte do povo de Deus, e Deus não vai deixar ninguém do Seu povo para trás. Como é que um Ãndio lá em terras protegidas ouvirá o evangelho? Não sei, mas Deus dará um jeito. Seu irmão, seu pai esta nas profundezas do vÃcio, não importa; Ele dará um jeito. Ele fez uma aliança conosco e essa promessa é para nós e nossa casa. A promessa é para você, para seu esposo, para seu filho, sua mãe, seu irmão, sua irmã...toda a tua casa. Uma promessa de segurança, de livramento, de escape da ira do Todo Poderoso. Se estivermos dentro da casa com o fio vermelho cor de sangue, Jericó será arrasada, mas não pereceremos, as muralhas ruirão ao nosso redor, mas Ele nos fará permanecer de pé.
"Creia no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa." E nosso abrigo não é uma casa, nosso abrigo é uma pessoa: Jesus Cristo, nossa casa fortÃssima, nosso esconderijo. "E aquele que habita no esconderijo do AltÃssimo, a sombra do onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio, a minha fortaleza e nele confiarei."
Raabe, confiou. E Deus a tirou do monturo e a fez, misericordiosamente, assentar-se entre os prÃncipes. Ela casou-se com Salmon, um dos espias. Teve um filho chamado Boaz: um filho justo, que foi o redentor de uma mulher também estrangeira, uma moabita: Rute, que gerou a Obede, que gerou a Jessé, que gerou a Davi, o Rei da linhagem da qual nasceu Jesus Cristo, o Salvador do estrangeiro que está lendo agora. Por amor e obediência a Ele, deixemos quem passa pela nossa vida, ver o cordão escarlate pendurado na janela.